Harmonização Facial

O QUE É?

Harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos que buscam realçar a aparência, sem exagero ou aspecto artificial e na maioria das vezes sem cirurgia. A técnica mais utilizada é o preenchimento, que pode ser aplicado nas maçãs do rosto, nariz, lábios, mandíbula e queixo, durando de um a quatro anos ou até mesmo para sempre.

A harmonia vai depender tanto do equilíbrio das proporções quanto da ausência de sinais de envelhecimento. O rejuvenescimento pode ser um objetivo secundário. Sinais da idade como rugas ao redor dos lábios, bigode chinês, linhas de marionete, marcas de expressão e até mesmo olheiras profundas, se existirem, podem ser tratados na mesma sessão.

Como é feita a harmonização do rosto?

A harmonização do rosto é feita na maioria das vezes com preenchimento facial. O método é um dos preferidos por proporcionar um efeito visível em curto prazo e com um aspecto natural, sem cirurgia ou interrupção da rotina. A técnica utiliza microcânulas, agulhas de ponta arredondada, para aplicar implantes líquidos capazes de mudar um visual, aumentando os lábios, destacando as maçãs do rosto, arrebitando o nariz ou mudando o formato da face ao interferir no tamanho da mandíbula e do queixo.

Para conseguir um efeito harmônico são utilizados conceitos científicos como cefalometria e proporção que possibilitam equilibrar os traços suavizando características indesejadas como um nariz grande e evidenciando linhas discretas, como uma mandíbula muito pequena. O primeiro passo é a consulta presencial com o médico, quando o paciente pode manifestar suas insatisfações estéticas, tirar suas dúvidas e aprender sobre os tratamentos.

O dignóstico pode ser realizado com a ajuda de um programa de computador* que fotografa o rosto em três dimensões e permite simular a futura aparência fazendo um antes e depois virtual. Essa tecnologia também sugere a quantidade de implante necessário para atingir o objetivo pretendido, o que facilita estimar o preço final.

Quanto tempo dura o resultado?

Os resultados podem durar cerca de um a quatro anos quando adotados produtos temporários ou serem permanentes, quando utilizados produtos definitivos. A escolha do produto depende do que for sugerido pelo médico e da decisão do paciente.